Sobre o documentário Três Joias

bg

TRÊS JOIAS é uma série documental que lança um olhar inédito sobre o desenvolvimento do budismo no Brasil. Revelando as três joias do budismo: Buda, Darma e Sanga, através de seus mestres, os ensinamentos e sua prática na vida cotidiana, a série de três documentários nos conduz a uma verdadeira viagem espiritual.

  • O primeiro documentário, “Mestres Brasileiros”, explora as impressões de importantes monges budistas brasileiros – Monja Coen [ Zendo Brasil – SP ], Lama Padma Samten [ CEBB – Tibetano – RS ] e Shaku Riman [ Nambei Honganji – Terra Pura – SP ] – sobre o budismo no país e as particularidades de sua prática. Os mestres nos oferecem ainda, a partir de suas próprias experiências de vida, a oportunidade para refletirmos sobre as transformações que atravessam a nossa vida e a impermanência com a qual todos temos de lidar.
  • O segundo documentário, “Em busca do despertar”, investiga os motivos que têm levado brasileiros a se conectar ao Darma – os ensinamentos budistas, retratando o olhar de leigos que um dia “despertaram” para o budismo e que, juntamente com os monges, também contribuem para sua difusão. Por meio desses personagens, refletimos sobre a busca de sentido para a vida e as mudanças que a compreensão da compaixão, que abraça a todos indiscriminadamente, é capaz de provocar nas pessoas. Busca-se com isso revelar a riqueza dos ensinamentos do Buda e compreender as formas pelas quais o budismo é assimilado e internalizado pelos praticantes e interessados em geral.
  • O terceiro documentário, “Vivendo juntos na diversidade”, examina diferentes frentes de atividades desenvolvidas pela Sanga – comunidade de budistas – e as formas pelas quais o Darma – os ensinamentos do Buda – se reflete nestas atividades. Através de diálogos com áreas da ciência, medicina, ecologia, educação e até com outras religiões, explora-se a interdependência que perpassa as relações humanas.

NOTA DO DIRETOR:
A doutrina do Buda remonta a mais de dois milênios atrás. Durante todo esse tempo, a continuidade e a mudança foram aspectos essenciais que constituíram a religião e proporcionaram sua expansão no Oriente. Variadas matizes budistas foram criadas nas adaptações aos diferentes contextos sociais. No Ocidente, o budismo expandiu-se apenas no século XX, num processo dinâmico de mudança e adaptação. Vindo para o Brasil em 2002 como missionário da Jodo-Shinshu, esse processo chamou-me a atenção e encontrei no documentário uma forma de pesquisar e olhar para esse fenômeno. Em 2012, com o documentário “Streams of Light”, apresentei a história do Jodo-Shinshu nos Estados Unidos, dos missionários japoneses ao desenvolvimento da “Buddhist Churches of America” (BCA). Agora, com o projeto TRÊS JOIAS, mergulho na realidade brasileira, abordando o desenvolvimento do budismo nas suas diferentes linhagens – tibetano, zen e terra pura – destacando seus mestres, os ensinamentos e sua prática na vida cotidiana e as três joias do budismo: o Buda ou a natureza búdica existente em todos os seres; o Darma, que são os ensinamentos do Buda; e a Sangha, que é comunidade de budistas, buscando explorar, no contexto brasileiro, como esses três tesouros se configuram.